top of page
  • Foto do escritorDr. Glauber Leal

Como Tratar Problemas Comportamentais dos Cães Utilizando Nutracêuticos

Muitos colegas e tutores de animais perguntam sobre o uso de nutracêuticos no tratamento de problemas comportamentais. Há evidências documentadas limitadas sobre o uso dos nutracêuticos com essa finalidade, mas para atender a essa demanda por informações, aqui está o que sabemos que está sendo usado e as impressões de quais experiências e dados estão disponíveis.


Existem muitos produtos diferentes disponíveis se o seu animal de estimação apresentar comportamentos indesejados, como ansiedade, medo de estranhos, agressividade ou condições relacionadas ao estresse. Sempre verifique com seu veterinário antes de dar qualquer suplemento ao seu animal de estimação, mesmo que esteja disponível sem receita médica.

Hoje em dia já existe a possibilidade de manipular os suplementos em apresentações atrativas para os pets, como por exemplo biscoitos com sabor e pastas orais com sabor.

Suplementos Comportamentais


Suplementos comportamentais são uma combinação de suplementos dietéticos, como vitaminas, minerais ou suplementos de ervas e dieta. Existem muitos suplementos comuns disponíveis. Os ingredientes comuns de muitos desses suplementos estão listados abaixo.


Reduzindo o Medo e a Ansiedade


L-Teanina: Pensa-se que este aminoácido à base de plantas ajuda a regular o comportamento e o humor, afetando o sistema nervoso central. Estudos demonstraram diminuição da ansiedade em gatos, diminuição do medo de estranhos em cães e diminuição da ansiedade relacionada ao ruído durante tempestades.


Magnolia officinalis: demonstrou ter um efeito anti-ansiedade quando estudado em camundongos. Os seres humanos também relataram melhora do humor ao tomar este suplemento.


Phellodendron amurense: demonstrou ter habilidades neuroprotetoras, o que significa que pode ajudar a proteger o cérebro dos efeitos do estresse e prevenir transtornos de humor.


Alfa-lactalbumina: Este derivado do leite de vaca contém altas concentrações de aminoácidos, incluindo o triptofano. Acredita-se que a ansiedade crônica esgota o triptofano no cérebro.


Melatonina: Este hormônio é secretado durante a noite e é conhecido por facilitar o sono. A melatonina tem sido usada para uma variedade de comportamentos baseados em medo e ansiedade, no entanto, faltam evidências científicas que indiquem sua eficácia nos cães e gatos.


Triptofano: Estudos mostram que pode haver uma ligação entre o metabolismo do triptofano e o medo em cães e gatos. Não existe um suplemento veterinário que contenha apenas triptofano, mas este ingrediente é encontrado em algumas dietas terapêuticas e também pode ser manipulado em farmácias de manipulação veterinárias.


Alfa-casozepina: Este derivado do leite de vaca demonstrou reduzir a ansiedade sem causar sedação ou sonolência. Este suplemento também demonstrou reduzir o medo de estranhos e a sensibilidade a cortes de unhas em cães. Os gatos também demonstraram ter uma redução da doença do trato urinário inferior felino, que pode ser causada por estresse.


Souroubea spp. contendo ácido betulínico e Platanus spp.: Extratos de plantas com flores combinados e formulados para uso em cães apenas foram usados ​​para comportamentos relacionados ao estresse causados ​​por fobias de barulho.


Suplementos para Auxiliar nas Funções Cognitivas


S-Adenosilmetionina (SAMe): Este suplemento desempenha um papel crítico na criação de neurotransmissores de bem-estar e às vezes é usado para tratar medos e ansiedades. Cães e gatos com declínio cognitivo que receberam SAMe mostraram habilidades cognitivas aprimoradas e atividade aumentada em cães idosos.


Fosfatidilserina, Piridoxina, Vitamina E, Extrato de Ginkgo biloba e Resveratrol: Esses antioxidantes são usados ​​para diminuir os sinais clínicos do envelhecimento cerebral.


Ácidos gordurosos de ômega-3


O DHA (ácido docosahexaenóico) é benéfico para o desenvolvimento do tecido nervoso e da retina em cachorros. Acredita-se que seja essencial para o aprendizado cognitivo, memória e treinabilidade em filhotes.


EPA (ácido eicosapentaenóico) é um anti-inflamatório pensado para reduzir os sinais de envelhecimento associados ao declínio cognitivo, ao mesmo tempo em que melhora o aprendizado.


Apoaequorin: Obtido da água-viva, acredita-se que tenha um benefício direto no aprendizado e atenção em cães com declínio cognitivo.


Se você tiver interesse de usar algum destes componentes com o seu cão ou gato, converse antes como seu Médico Veterinário de confiança.




コメント


bottom of page