top of page
  • Foto do escritorDr. Glauber Leal

Os Riscos do Uso de Anti-inflamatórios Para Cães e Gatos

Os AINEs (ou anti-inflamatórios não esteroides) são comumente usados ​​para o tratamento da dor e da inflamação. Existem muitos AINEs prescritos e fabricados especialmente para os animais, e também aqueles outros de venda livre para nós humanos em farmácias, como Tylenol®, Aspirina®, ibuprofeno, naproxeno e outros.

Muita atenção sempre ao dar anti-inflamatórios ao seu cão ou gato.
Há enorme perigo em administrar anti-inflamatórios de uso humano para os cães e gatos. Se algum dia for prescrito para o seu pet, certifique-se da dose, e confira duas vezes se a prescrição está mesmo correta. Mas prefira sempre aqueles de uso veterinário, testados e aprovados para o uso em animais.

A maioria de nós tem algum tipo de AINE em casa e geralmente os consideramos relativamente seguros para nós e muitos acabam pensando que assim também ocorre para o uso em nossos animais de estimação.


Apesar de terem várias aplicabilidades, esses medicamentos são usados principalmente para aliviar a dor e a inflamação causada pela osteoartrite em cães e gatos. Eles fazem isso inibindo enzimas pró-inflamatórias que por sua fez inibem a síntese de um importante lipídio chamado prostaglandina. Infelizmente, quando os AINEs suprimem as propriedades inflamatórias da prostaglandina, eles também suprimem outras funções muito úteis dessa substância.


A prostaglandina é importante para muitos processos corporais. Por exemplo, a prostaglandina é responsável por manter boa circulação sanguínea nos rins e também está envolvida no processo de produção de plaquetas sanguíneas.


Toxicidade dos AINEs


Quando os AINEs inibem os efeitos das prostaglandinas, começam a causar toxicidade. A toxicidade dos AINEs pode ser perigosa e, se não for controlada, pode ser fatal. Os veterinários são obrigados a informar seus clientes sobre a toxicidade dos AINEs, mas isso nem sempre acontece, portanto, os donos de cães devem aprender mais sobre os tratamentos administrados ao seu cão ou gato.


Os AINEs podem causar úlceras porque as prostaglandinas são um componente importante do revestimento protetor do estômago e do intestino. Os sinais de que seu cão pode estar sofrendo de úlceras causadas por AINEs são: vômitos, alteração no apetite, diarreia, e sangue nas fezes.


Quando esses sinais são observados, provavelmente trata-se de uma situação de urgência ou até de emergência!


Os rins são dependentes de prostaglandinas que garantem que sangue suficiente chegue até eles. Quando há um excesso de AINE circulando no corpo do seu cão ou gato, isso pode reduzir potencialmente o fluxo sanguíneo para os rins, comprometendo sua capacidade de funcionar. Se você notar alguma alteração no comportamento ou condição física do seu cão, visite um veterinário para que um exame de sangue possa ser realizado para verificar se há danos nos rins.


Como a maioria das drogas, os AINEs também afetarão negativamente a função hepática dependendo da dose e do tempo de uso.


Os AINEs podem causar hepatite e insuficiência hepática aguda, que é o termo utilizado para descrever uma inflamação do fígado. Os sinais incluem aumento de tamanho do fígado, dor abdominal, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos e icterícia (amarelamento da pele e mucosas do corpo).


Cães e gatos que tomam AINEs com frequência por conta de alguma condição médica como a osteoartrite devem ser testados regularmente quanto aos níveis de enzimas hepáticas.


Os fabricantes de medicamentos dizem que menos de 1% dos cães e gatos têm reações ruins a eles. Mas as reações são provavelmente subnotificadas, pois pesquisas em humanos mostram que até 15% dos humanos apresentam enzimas hepáticas elevadas quando em uso de AINEs.


Não existem medicamentos 100% seguros!


Existem algumas opções para a dor e para a osteoartrite do seu cão ou gato que podem ter benefícios e eficácia próxima dos AINEs sem os efeitos colaterais perigosos.


Eu particularmente prescrevo bastante os AINEs em minha rotina e infelizmente eles ainda são indispensáveis. Mas lembre-se sempre de só fazer o uso dessa medicação sob orientação criteriosa de um médico veterinário que você confia.


E lembre-se também: jamais use algum anti-inflamatório de uso humano para o seu cão ou gato!


Comments


bottom of page