top of page
  • Foto do escritorDr. Glauber Leal

Será Que a Cor da Pelagem Pode Influenciar a Expectativa de Vida de Um Cão? (ESTUDO CIENTÍFICO)

Segundo uma pesquisa realizada por um programa do Royal Veterinary College (RVC), cães da raça Labrador Retriever da cor Chocolate têm vidas significativamente mais curtas do que seus companheiros de raça das cores preta e amarela. A média de vida dos labradores chocolate atualmente é de apenas 10,7 anos, 1,4 anos mais curta do que os labradores pretos ou amarelos.


Labradores da cor chocolate vivem cerca de 10% menos.
A popularidade do Labrador caiu mais de um terço em 10 anos, de 9,6% de todos os filhotes do Reino Unido nascidos em 2004 para 5,8% dos nascidos em 2013.

Esta última pesquisa, também revela que as infecções de ouvido são o distúrbio mais comum que afeta os labradores, com 10,4% apresentando a condição. Os labradores chocolate sofrem mais com infecções de ouvido, com 23,4% deles afetados; em contraste, apenas 17% dos labradores amarelos sofrem de infecções de ouvido e apenas 12,8% dos labradores pretos.


Obesidade e distúrbios articulares também foram encontrados como principais aflições para os labradores, com 8,8% da raça com excesso de peso e 5,5% afetados por osteoartrite. Enquanto isso, a causa mais comum de morte foi por distúrbios musculoesqueléticos, que levaram à morte de 24,5% da raça.


Essas descobertas foram feitas através do estudo de 33.320 Labrador Retrievers no Reino Unido. A pesquisa ajudará criadores e veterinários a priorizar abordagens para lidar com problemas de saúde dentro da raça e orientar possíveis proprietários para o principais problemas de saúde que eles precisam estar cientes.


Study shows...
Labrador retrievers under primary veterinary care in the UK: demography, mortality and disorders

Outras descobertas importantes do estudo


A popularidade do Labrador caiu mais de um terço em 10 anos, de 9,6% de todos os filhotes do Reino Unido nascidos em 2004 para 5,8% dos nascidos em 2013.

44,6% dos Labradores são pretos, 27,8% amarelos e 23,8% chocolate.

Em média, os Labradores machos pesam 32,5 kg, tornando-os quase 5 kg mais pesados ​​do que as fêmeas, que normalmente pesam cerca de 30,4 kg.


Como a cor chocolate é recessiva em cães, o gene para essa cor deve estar presente em ambos os pais para que seus filhotes sejam chocolate. Criadores que têm como alvo essa cor podem, portanto, ser mais propensos a cruzar apenas entre Labradores que carregam o gene da pelagem chocolate. Pode ser que o pool genético reduzido resultante inclua uma proporção maior de genes propícios a doenças do ouvido e da pele.


Fonte: ‘Labrador retrievers under primary veterinary care in the UK: demography, mortality and disorders’, Canine Genetics and Epidemiology Journal.




Glauber Leal | Médico Veterinário | CRMV-RJ 9658

Comments


bottom of page