• Foto do escritorDr. Glauber Leal

Exames de Sangue de Rotina para Cães e Gatos: Para o quê Servem?

O que significa quando um veterinário diz que precisa fazer algum exame de sangue em seu animal de estimação? O exame de sangue - pré-cirúrgico ou não - geralmente é uma combinação de um hemograma completo (CBC) e uma análise de bioquímicas do sangue. Esses exames de sangue são uma ferramenta de avaliação básica. Animais de estimação, principalmente os mais velhos, devem fazer um exame deste tipo pelo menos uma vez por ano. Além disso, o exame de sangue permite que um veterinário monitore a progressão da doença dos animais, bem como fazer diagnósticos precoces.

Cão coletando sangue
Quando a amostra de sangue é coletada de seu animal de estimação, tanto as células quanto o fluido no qual elas "viajam" são examinados.

Hemograma Completo

A parte celular do sangue é examinada no hemograma. O hemograma determina o número de eritrócitos (glóbulos vermelhos), o número e o tipo de leucócitos (glóbulos brancos), o número de plaquetas (trombócitos), o nível de hemoglobina e o hematócrito (volume celular concentrado, PCV). Os eritrócitos transportam oxigênio por todo o corpo. Os leucócitos combatem infecções e fazem parte do sistema imunológico. Existem cinco tipos diferentes de glóbulos brancos: neutrófilos, linfócitos, basófilos, eosinófilos e monócitos. As plaquetas são proteínas de coagulação e indicam a rapidez com que o sangue do seu animal pode coagular; coagulação lenta pode ser um problema sério. Um Hemograma Completo pode dizer ao seu veterinário se o seu animal de estimação tem um número incomum de eritrócitos (anemia, policitemia), leucócitos (leucopenia, leucocitose) ou plaquetas (trombocitopenia).

Bioquímicas do Sangue

Um painel de bioquímicas, testa a função renal, a função hepática, os níveis de eletrólitos, etc. As bioquímicas do sangue são executadas no fluido (soro) da amostra de sangue.

O painel bioquímico geralmente inclui os seguintes testes: fosfatase alcalina, alanina transaminase (alanina aminotransferase, ALT), bilirrubina total (T Bili), nitrogênio ureico no sangue (ureia), creatinina, creatina quinase (CK, CPK), sódio, potássio, glicose, proteína total, albumina, etc. Fosfatase alcalina, alanina transaminase, bilirrubina e albumina fornecem ao veterinário informações sobre a função hepática do animal. Ureia, creatinina e creatina quinase informam ao seu veterinário como os rins de seu animal de estimação estão funcionando.

Fosfatase alcalina

Uma fosfatase alcalina elevada é a anormalidade bioquímica mais comum observada em animais que podem estar "normais". Em outras palavras, animais clinicamente normais podem ter níveis ligeiramente elevados. Porém, níveis elevados podem ser observados também em lesões hepáticas, lesões ósseas, gravidez, doenças dentárias, crescimento esquelético, doenças endócrinas, hepatopatias reativas e animais que estão ou estiveram tomando glicocorticóides. Animais em crescimento também normalmente têm níveis mais altos dessa enzima. Níveis elevados podem ser usados ​​como um marcador tumoral, particularmente com tumores que metastatizaram para o fígado. Baixos níveis de fosfatase alcalina podem não ser clinicamente significativos. No entanto, em humanos, níveis séricos diminuídos foram observados em hipotireoidismo, escorbuto, nanismo acondroplásico, deficiência de magnésio, desnutrição, cirurgia cardíaca, circulação extracorpórea e hipofosfatasia.

Alanina transaminase

A diminuição da ALT em combinação com o aumento dos níveis de colesterol é observada em casos de fígado congesto. Níveis aumentados também são observados em lesões hepáticas, infecções renais, poluentes químicos ou infarto do miocárdio.

Bilirrubina (total)

Elevada na doença hepática, anemia hemolítica, baixos níveis de exposição ao sol e efeitos tóxicos de algumas drogas. Níveis diminuídos são observados em pessoas com fígado ineficiente, digestão excessiva de gordura e possivelmente uma dieta pobre em alimentos contendo nitrogênio.

Ureia

Os aumentos de ureia podem ser causados ​​pela ingestão excessiva de proteínas, danos nos rins, certos medicamentos, baixa ingestão de líquidos, sangramento intestinal, exercícios ou insuficiência cardíaca. Os níveis diminuídos podem ser devidos a uma dieta pobre, má absorção, dano hepático ou baixa ingestão de nitrogênio.

Creatinina

Níveis baixos às vezes são observados em danos renais, fome de proteína, doença hepática ou gravidez. Às vezes, níveis elevados são observados em doenças renais devido ao trabalho dos rins de excretar a creatinina, degeneração muscular e alguns medicamentos envolvidos no comprometimento da função renal.

Glicose

Elevado em diabetes, doença hepática, obesidade e pancreatite devido a medicamentos esteróides ou durante o estresse. Níveis baixos podem ser indicativos de doença hepática, superprodução de insulina ou hipotireoidismo.

Proteína total

Níveis reduzidos podem ser causados ​​por má nutrição, doença hepática, má absorção, diarreia ou queimaduras graves. Níveis aumentados são observados no lúpus, doença hepática, infecções crônicas, leucemia, etc.

Albumina

Níveis altos raramente são vistos e são principalmente devidos à desidratação. Níveis baixos são observados em dietas inadequadas, diarreia, febre, infecção, doença hepática, ingestão inadequada de ferro, queimaduras e edemas de terceiro grau e hipocalcemia.

Se tiver mais dúvidas sobre estes exames básicos e como eles podem ser úteis para o seu animal, faça contato com o seu Médico Veterinário de confiança.