top of page
  • Foto do escritorDr. Glauber Leal

Espirro Reverso: O Que Você Precisa Saber Sobre Isso

O que é o espirro reverso?


Alguns cães têm uma condição conhecida como respiração paroxística, mais comumente chamada de espirro reverso. Com essa condição, o cão puxa rapidamente o ar para dentro do nariz, enquanto em um espirro regular, o ar é rapidamente expelido pelo nariz. O cachorro emite um som de bufar e parece estar tentando inalar enquanto espirra.


Embora possa ser alarmante testemunhar um episódio de espirro reverso em um cão, não é uma condição prejudicial e não há efeitos nocivos. O cão é continuará completamente normal depois do episódio. Durante um espirro reverso, o cão fará inspirações rápidas, ficará parado e estenderá a cabeça e o pescoço. Um som alto de bufar é produzido, o que pode soar como se o cachorro tivesse algo preso no nariz ou na garganta. Um episódio de espirro reverso pode durar de vários segundos a cerca de um minuto, ou um pouco mais.

O que causa o espirro reverso?


Um espirro reverso pode ser desencadeado por qualquer irritação no nariz, nos seios da face ou na parte posterior da garganta. Os irritantes incluem ácaros nasais, secreções, corpos estranhos como sementes, pólen, gramíneas, alergias, fumaça, odores, massas ou palato mole alongado. Cães com narinas estreitas (focinhos curtos) parecem ser mais comumente afetados.


Como é diagnosticado um espirro reverso?


O diagnóstico é baseado na história médica e nos sinais clínicos. Seu veterinário descartará outras causas de respiração anormal, como infecção do trato respiratório superior, colapso da traqueia, tumores ou pólipos nasais, corpos estranhos nas passagens nasais ou na boca e assim por diante. Ocasionalmente, seu veterinário realizará exames de sangue, testes de alergia ou radiografias para descartar outras condições que podem causar sintomas semelhantes.


Este vídeo acima é um dos exemplos mais claros de espirro reverso.


Como o espirro reverso é tratado?


A maioria dos casos de espirro reverso não requer tratamento médico. Se o seu cão tiver um episódio de espirro reverso, você pode acariciar suavemente o pescoço e tentar acalmá-lo ou cobrir as narinas por alguns segundos para fazê-lo recomeçar um ciclo normal de respiração. Uma vez que seu cão se acalma geralmente os episódios cessam. É muito raro que os cães desenvolvam alguma complicação ou corram algum risco durante esses ataques. A maioria dos episódios de espirro reverso dura menos de um minuto, embora durações mais longas tenham sido relatadas.


Em certos casos, seu veterinário pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios, anti-histamínicos ou descongestionantes para ajudar caso seu cão esteja produzindo muito muco ou caso esteja com alguma irritação ou alergia das vias respiratórias.


Tente gravar um vídeo para mostrar para o seu veterinário para que vocês se certifiquem de que realmente se trata de um caso de espirro reverso.


Comments


bottom of page