Para ilustrar a gravidade da situação, vou compartilhar com vocês alguns dados de pesquisas americanas. O ganho de peso excessivo tornou-se a doença evitável mais comum observada em cães nos Estados Unidos. Em 2020, o número de cães nos EUA com sobrepeso ou obesidade (56%) ultrapassou o número de cães com peso adequado (44%), e essa estatística impressionante continua aumentando a cada ano.
A obesidade é uma grande preocupação em cães porque pode aumentar o risco de contrair uma variedade de condições médicas graves: diabetes mellitus, danos nas articulações e artrite, doenças renais e pancreáticas, problemas cardiovasculares, bexiga e doenças do trato urinário, problemas de pele e câncer.
Felizmente, perder peso pode ajudar esses pacientes a reduzir esse risco e até reverter alguns dos efeitos dessas condições.
O ganho de peso em nossos companheiros de quatro patas pode ocorrer por vários motivos. Algumas doenças podem levar a um aumento do risco de obesidade em cães, por isso é sempre importante consultar seu veterinário para que ele examine seu cão antes de recomendar qualquer mudança na dieta. Em um cão saudável, o ganho de peso geralmente se deve a um desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a quantidade que queimam em suas atividades diárias. Isso significa que a obesidade é uma das poucas condições que afligem nossos animais de estimação sobre as quais nós, como donos, podemos ter algum controle. Para garantir que nossos cães mantenham um peso saudável, precisamos nos concentrar em escolher uma quantidade adequada de comida de qualidade, promover exercícios, monitorar mudanças de peso e ajustar a quantidade de comida que eles recebem com base nessas mudanças. Se você está tentando fazer com que seu cão obeso volte a ter um peso saudável ou evitar que ele fique acima do peso em primeiro lugar, aqui estão algumas etapas simples que você pode seguir para ajudar você e seu cão a atingir seus objetivos.
Determinando o Peso Ideal
Quando se trata de ajudar um cão a perder peso, o primeiro passo é determinar qual deve ser o peso corporal ideal. Consulte o seu veterinário, pois ele pode avaliar a pontuação da condição corporal (ECC) do seu cão em uma escala de 9 pontos para ajudá-lo a entender seu ponto de partida. Seu veterinário pode usar este score para estabelecer um peso ideal para seu cão e fornecer um ponto de referência para acompanhar as metas e o progresso da perda de peso. Os cães são considerados acima do peso se pesarem 10-20% a mais do que esse peso ideal e obesos se estiverem acima de 20% acima dele.
Um score de 4-5 é considerado apropriado, então qualquer coisa acima de 5 está acima do peso e qualquer coisa abaixo de 4 está abaixo do peso. Cada aumento ou diminuição de 1 ponto da pontuação ideal do BCS (4-5) é cerca de 10-15% de seu peso. Por exemplo, se seu cão tem um BCS de 6, ele precisa perder de 10 a 15% de seu peso corporal, enquanto um cão com um BCS de 9 precisa perder de 40 a 60% de seu peso corporal. Com esse peso ideal em mente como meta geral, você pode definir metas menores de perda de peso para o seu cão, de perder 1 a 2% do peso corporal por semana. É importante que os cães não percam peso muito rapidamente, pois isso pode significar que eles estão perdendo nutrientes essenciais, o que pode levar a outros problemas de saúde.
Perder Peso e Então Manter o Peso
Assim que você tiver seu peso ideal, seu veterinário também o ajudará a determinar a ingestão atual de alimentos de seu cão; isso inclui o tipo de comida que comem, a quantidade que recebem, com que frequência são alimentados (2 a 3 vezes ao dia, alimentação gratuita, etc.) e a quantidade de guloseimas ou comida extra que recebem. Alimentar a ração diária do seu animal de estimação em 2-3 refeições isoladas ao longo do dia é uma ótima estratégia para facilitar o monitoramento da ingestão.
Além disso, eliminar guloseimas, especialmente comida humana, é outra maneira fácil de cortar calorias desnecessárias. Sabemos que as guloseimas podem ser importantes para o treinamento e a união, então você pode usar um pouco de sua ração diária de para cães como guloseimas ao longo do dia, se isso for algo que você não quer desistir. Muitos veterinários também recomendam mudar para uma dieta terapêutica para perda de peso, projetada para garantir que seu cão ainda receba todos os nutrientes de que precisa, mas com menos calorias.
Além de regular a ingestão de alimentos, fazer algumas mudanças no estilo de vida para aumentar a atividade diária do seu cão é outro passo importante na jornada de perda de peso, pois o ajudará a queimar algumas calorias extras. Atividades simples como caminhadas curtas, encontros para brincar, brincadeiras no parque e brincar no quintal algumas vezes ao dia podem ser extremamente benéficas para atingir as metas de perda de peso do seu cão e mantê-lo no futuro. Depois que seu cão retornar ao peso corporal ideal, é importante manter algumas dessas mudanças no estilo de vida para que ele possa manter o peso que ambos trabalharam tanto para obter.
Agora que você estabeleceu o peso corporal ideal do seu cão, ajustou a ingestão de alimentos e determinou quais mudanças de estilo de vida fará, você está pronto para colocar seu plano em prática.
Comments